
Smells Like Teen Spirit” ultrapassa 2 bilhões de views no YouTube e reafirma o legado atemporal do Nirvana
12 de junho de 2025
Clássico grunge de 1991 continua a atrair novas gerações e se junta ao seleto clube dos vídeos de rock mais vistos da plataforma
Trinta e três anos após seu lançamento, o Nirvana segue cumprindo a promessa. O videoclipe de “Smells Like Teen Spirit”, talvez a canção mais representativa da geração grunge, acaba de ultrapassar a marca de 2 bilhões de visualizações no YouTube, um feito e tanto para um vídeo que nasceu em uma época pré-internet e que foi ao ar pela primeira vez na MTV, no outono de 1991.
Dirigido por Samuel Bayer, o clipe com seu cenário de ginásio escolar tomado por fumaça, líderes de torcida anarquistas e uma massa de adolescentes em fúria não só ajudou a consolidar a imagem de Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic como ícones culturais, como também tornou-se um registro visual de uma época em que o mainstream foi, de repente, invadido pelo som sujo e inquieto de Seattle.
Na época de seu lançamento, “Smells Like Teen Spirit” era um hit improvável: um riff pesado e contagiante, uma letra críptica e quase nonsense (“A mulatto, an albino, a mosquito, my libido”), e um videoclipe que mais parecia um ensaio para o caos do que um produto polido para a indústria pop. Ainda assim, a canção rompeu a bolha. Em novembro de 1991, alcançou o primeiro lugar na Billboard Alternative Songs e chegou ao 6º lugar na Billboard Hot 100, competindo com os grandes nomes do pop da época, como Mariah Carey e Boyz II Men.
O sucesso da faixa foi determinante para que o álbum Nevermind desbancasse ninguém menos que Michael Jackson no topo da Billboard 200, em janeiro de 1992 um dos momentos simbólicos da virada cultural que levou o grunge, e o rock alternativo como um todo, ao centro da cultura pop.
Desde que foi publicado oficialmente no YouTube em 2009, o vídeo de “Smells Like Teen Spirit” acumulou visualizações em ritmo constante, atingindo a marca de 1 bilhão em 2019 e, agora, dobrando essa cifra. No ranking dos vídeos de rock mais vistos na plataforma, junta-se a nomes como Guns N’ Roses (“November Rain”), Linkin Park (“Numb”) e Twenty One Pilots (“Stressed Out”, “Heathens”).