Stephen Graham: Do palhaço caótico no clipe do Arctic Monkeys ao o ator e criador da série fenômeno ‘Adolescência’

27 de março de 2025

Você pode até conhecer Stephen Graham pelas atuações poderosas em O Irlandês, Snatch, Peaky Blinders ou, mais recentemente, como criador e estrela da série britânica Adolescência, da Netflix. Mas o que talvez você não saiba é que o ator tem uma ligação antiga, afetiva, e pra lá de criativa com o rock britânico.

Além de comandar uma das séries mais comentadas do ano, conhecida pelos episódios gravados em plano sequência e pela sensibilidade ao abordar os desafios da juventude, Graham também é figurinha marcada em videoclipes de algumas das maiores bandas do Reino Unido.

O palhaço de “Fluorescent Adolescent” é ele

Em 2006, quando o Arctic Monkeys já começava a deixar de ser hype para virar fenômeno, Graham estrelou o videoclipe de “Fluorescent Adolescent” no papel de um palhaço bastante inquieto, por assim dizer. A figura trágica e violenta que ele interpreta é lembrada até hoje por fãs da banda, e não à toa: é Graham quem dá a alma (e a tensão) ao roteiro visual criado por Richard Ayoade.

No mesmo ano, ele também aparece em “When the Sun Goes Down”, outro clássico da fase inicial dos Monkeys. A conexão dele com Alex Turner e companhia não foi pontual foi artística e duradoura.

A lista é extensa: Kasabian, Travis, Sam Fender…

A relação de Graham com a música vai muito além dos Monkeys. Em 2017, ele protagonizou o videoclipe de “You’re in Love with a Psycho”, do Kasabian, ambientado em um hospício onde o ator rouba todas as cenas (de novo).

Se voltarmos no tempo, lá em 1999, ele já aparecia em “Turn”, da banda Travis, antes mesmo de explodir como ator. Em 2008, se jogou na eletrônica ao participar de “I Remember”, do DJ Deadmau5, e mais recentemente emocionou o público ao contracenar com o cantor Sam Fender no clipe de “Spit of You” (2021), no qual interpreta o pai do músico — sim, como em Adolescência.

Stephen Graham pode não ser o típico rockstar, mas sua presença é pura atitude. Sua versatilidade em frente às câmeras, seja em filmes de gângster ou em videoclipes, mostra como ele é uma ponte entre a arte dramática e a música. É raro ver alguém transitar com tanta naturalidade entre o cinema premiado e os vídeos de bandas que embalam gerações.

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2025 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.