
System of a Down fala sobre novo álbum e se prepara para turnê no Brasil
11 de abril de 2025
Após quase duas décadas sem um álbum de estúdio, os fãs do System of a Down continuam aguardando — mas as declarações mais recentes dos integrantes da banda não indicam grandes esperanças para um novo lançamento. Desde os álbuns Mezmerize e Hypnotize, lançados em 2005, a banda armênio-americana tem sido reclusa no que diz respeito a novos projetos completos.
Em 2020, o grupo surpreendeu ao lançar os singles “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz” como forma de arrecadar fundos e apoiar a causa armênia, diante de conflitos na região de Nagorno-Karabakh. Ainda assim, a movimentação foi pontual e motivada por causas específicas, não representando uma retomada da discografia.
Em entrevista à NME, o baixista Shavo Odadjian afirmou que “a banda está sempre conversando”, mas foi cauteloso ao comentar sobre novas músicas: “Se acontecer, precisa ser incrível. Não pode ser só uma jam.” Já o vocalista Serj Tankian tem assumido uma postura passiva em relação ao processo criativo e destacou que um novo álbum exigiria uma abordagem radicalmente diferente.
Em conversa com Rick Rubin, o guitarrista Daron Malakian revelou ceticismo sobre retomar os trabalhos em estúdio: “Talvez há 10 anos isso me empolgasse. Hoje, não tenho tanta certeza.” Por fim, o baterista John Dolmayan afirmou que só voltaria ao estúdio sob “diretrizes muito rígidas” e mencionou desavenças políticas com Tankian como um dos obstáculos.
Apesar da incerteza sobre o futuro da discografia, o System of a Down segue firme nos palcos. A banda tem uma série de shows marcados no Brasil em maio:
- 06/05 – Curitiba (Estádio Couto Pereira)
- 08/05 – Rio de Janeiro (Estádio Nilton Santos – Engenhão)
- 10 e 11/05 – São Paulo (Allianz Parque)
- 14/05 – São Paulo (Autódromo de Interlagos)
Os shows fazem parte de uma nova turnê mundial e devem revisitar os grandes sucessos da carreira da banda, que mantém seu impacto mesmo sem novos álbuns em vista.