Universal Music e TikTok não chegam a um acordo e gravadora anuncia retirada de músicas da plataforma
31 de janeiro de 2024
A Universal Music Group (UMG) anunciou nesta terça-feira (30) que o acordo de licenciamento com o TikTok e o TikTok Music será encerrado, o fim de uma parceria que permitiu a inclusão de músicas do extenso catálogo da gravadora na plataforma. Artistas que fazem parte do catálogo da UMG incluem Taylor Swift, Justin Bieber, The Weeknd, Drake, Billie Eilish, Harry Styles, Bob Dylan e Adele.
A decisão da Universal surge em meio a negociações com o TikTok, nas quais a gravadora busca compensações mais adequadas para artistas e compositores dentro da plataforma. Em uma carta aos artistas e compositores, a UMG acusou o TikTok de tentar construir seu negócio musical sem pagar o valor justo pela música.
Caso um novo acordo não seja alcançado, todas as músicas da UMG serão removidas do TikTok assim que o contrato expirar nesta quarta-feira (31). A UMG alega que a proposta de pagamento do TikTok é uma “fração da taxa” comparada a outras plataformas sociais similares.
Em resposta, o TikTok afirmou que as alegações da gravadora são falsas e expressou decepção com a decisão da UMG. A plataforma chinesa declarou que o Universal Music Group colocou sua ganância acima dos interesses de artistas e compositores, enfatizando que conseguiu acordos benéficos para todas as outras gravadoras e editoras.
A relação entre a UMG e o TikTok vinha desde fevereiro de 2021, mas a falta de um novo acordo agora resultará na retirada das músicas da gravadora da plataforma, impactando a experiência musical dos usuários do TikTok.
Via: Portal G1