Van Halen: o álbum que mudou a história da guitarra e do hard rock

10 de fevereiro de 2022

(por Guilherme Mattar)

Se Jimi Hendrix teve enorme impacto sobre os guitarristas ávidos por mudanças nos anos 1960, no fim da década seguinte foi a vez de Eddie Van Halen. Em 10 de fevereiro de 1978, seu estilo breve, incendiário, chamativo e virtuoso de tocar deu o tom revolucionário de Van Halen, álbum autointitulado lançado nesta data pelo Van Halen. E o hard rock nunca mais foi o mesmo.

Antes, os artistas do gênero eram sisudos. Era como se as lendas precisassem deixar claro, já no semblante, que o que faziam era diferenciado demais. Mas o Van Halen não. A banda esbanjava bom humor e felicidade no palco. O vocalista Dave Lee Roth que o diga: realizava estripulias e não escondia de ninguém em seus gritinhos falseteados o quanto curtia a vida. E Alex Van Halen também revelava grande apuro na bateria. Saber o que fazer com instrumentos estava no sangue da família.

E o que dizer do baixista Michael Anthony? Seus vocais de apoio tornariam-se referência para vários grupos vindouros. E virariam uma marca do Van Halen.

Do solo maquiavélico “Eruption” ao intrincado trabalho vocal estilo doo-wop em “I’m the One”, o disco produzido por Ted Templeman revelaria que era possível, sim, tocar uma música desafiante tecnicamente e se divertir abertamente fazendo isso.

 

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.