Xtremers: Tony Hawk assina a produção de documentário sobre a  jornada das novas modalidades no programa Olímpico

16 de julho de 2021

Em uma semana, o skate, o surfe e a escalada fazem sua estreia nos Jogos de Tóquio depois de uma longa jornada até a inclusão no programa olímpico.

O documentário “Estreia mundial”, produzido pela lenda do skate Tony Hawk, retrata os bastidores da luta para que as modalidades, até então vistas como fora do padrão das Olimpíadas, chegassem à maior competição do esporte mundial. Nascidas mais como um estilo de vida do que propriamente práticas esportivas, as três modalidades precisaram se organizar para estarem aptas a pleitearem um lugar no programa olímpico – a formação de federações internacionais e a comprovação da popularidade e da existência de equidade de gênero eram alguns dos desafios pelo caminho.

O filme mostra também como o sucesso do snowboard nos Jogos de Inverno abriu os olhos do COI para a relevância dos esportes radicais. O interesse do público jovem foi percebido como um sinal de que era hora de atualizar o programa. Só em 2014, a aprovação da chamada Agenda 2020, com uma série de medidas para a modernização do movimento olímpico, pavimentou o caminho para a mudança. Em 2016, a proposta apresentada por Tóquio para a inclusão de cinco novos esportes (ao lado de beisebol e karatê) foi aceita pelo Comitê Olímpico Internacional. A estreia ainda seria adiada pela pandemia do coronavírus, mas agora a contagem regressiva finalmente entra na fase final.

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2021 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados