Yellow Submarine e o EP nunca lançado pelos Beatles

13 de janeiro de 2022

Imagem: reprodução/Youtube.

Em 13 de janeiro de 1969, os Beatles lançaram (nos Estados Unidos) seu álbum mais peculiar: Yellow Submarine.

O disco compreendia, basicamente, a trilha sonora do cultuado filme de animação de mesmo nome, disponibilizado na temporada anterior. E continha quatro faixas inéditas, que o Fab Four não queria incluir num LP de carreira propriamente dito (“Only a Northern Song”, “All Together Now”, “Hey Bulldog” e “It’s All Too Much”), duas canções já conhecidas pelos fãs (“Yellow Submarine” e “All You Need Is Love”) e uma série de arranjos orquestrais, produzidos para o filme por George Martin.

Mas acontece que este não era o formato que os Beatles conceberam, originalmente, para o produto. O que eles pretendiam, na verdade, era lançar um EP apenas com as composições inéditas.

O extended play sairia, a princípio, em setembro de 1968. Porém, com os trabalhos em cima do White Album em vias de terminar, o lançamento acabou postergado.

Adiante, quando o álbum cheio Yellow Submarine foi apresentado ao público (incluindo as orquestrações de George Martin), o Fab Four recebeu críticas e, por conta delas, retomou a ideia do EP – acrescido, agora, de “Across the Universe”.

Este minidisco de cinco músicas chegou até a ser masterizado em março de 1969, mas, no fim das contas, ficou engavetado. Segundo o historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, a ordem das canções seria:

  1. Only a Northern Song
  2. Hey Bulldog
  3. Across the Universe
  4. All Together Now
  5. It’s All Too Much

 

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2022 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados