Jeff Beck, um dos maiores guitarristas, morre aos 78 anos
12 de janeiro de 2023
Jeff Beck, ex- guitarrista do Yardbirds, faleceu nesta quarta-feira (11) de meningite bacteriana aos 78 anos. Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, ajudou a definir o som do instrumento no rock, experimentando efeitos e distorções no começo dos anos 60.
A revista Rolling Stones elegeu Jeff o quinto melhor guitarrista de todos os tempos em uma cotação de 2015.
O londrino, Geoffrey Arnold Beck, foi convidado para entrar no grupo Yardbird para substituir Eric Clapton, mas a sua passagem foi rápida pela banda, 20 meses e gravou apenas um disco com eles. Mesmo com tamanha genialidade, Jeff não comparecia a compromissos e tinha um relacionamento conturbado com os integrantes do grupo, levando a ser demitido durante uma turnê nos EUA.
Jeff seguiu a carreira solo e em 1968 começou a trabalhar no projeto Jeff Beck Group, formada por ele, Rod Stewart e Ronnie Wood. Nesta época Jeff estava experimentando novos efeitos e sonoridades para a guitarra, chegando a um som muito mais pesado, que seria explorado pelo seu amigo Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. Sendo um dos maiores responsáveis pela trilha criada no rock.
Em julho de 2022 Jeff Beck lançou o seu último álbum, intitulado “18”, uma colaboração entre ele e o ator e músico Johnny Depp.
On behalf of his family, it is with deep and profound sadness that we share the news of Jeff Beck’s passing. After suddenly contracting bacterial meningitis, he peacefully passed away yesterday. His family ask for privacy while they process this tremendous loss. pic.twitter.com/4dvt5aGzlv
— Jeff Beck (@jeffbeckmusic) January 11, 2023