Asteroide enorme passa muito perto da terra nesta quinta-feira

26 de janeiro de 2023

Não há motivos para alarde, mas um asteroide com dimensões maiores do que um ônibus, irá passar perto da terra nesta quinta-feira (26). A noticia dada pela NASA, explica que a rocha tem aproximadamente 3,5m a 8,5m de diâmetro e que se atingisse a atmosfera seria desintegrada antes de alcançar o solo.

O asteroide é chamado de 2023 BU e terá uma passagem muito rápida pela terra, podendo ser visto no extremo sul da América do Sul, logo após ás 21h desta quinta. A rocha espacial ficará a uma distancia significativamente próxima do nosso planeta, 3.600 km para ser mais especifica.

O site da BBC informou que “os astrônomos estão confiantes de que ele não vai atingir o planeta, apesar de entrar no arco ocupado pelos satélites de telecomunicações mundiais, que ficam a 36 mil km acima da gente. Estima-se que o asteroide vai atingir sua altitude mais baixa às 21h27 desta quinta-feira.”

Em 2013 o meteoro Chelyabinsk, entrou na atmosfera da Terra e passou muito próximo ao sul da Rússia. O objeto tinha cerca de 20 metros de diâmetro e a proximidade dele causou uma onda estática que causou danos a residências na região.

“Antes de encontrar a Terra, a órbita do asteroide ao redor do Sol era praticamente circular, o que corresponde aproximadamente à órbita da Terra, levando 359 dias para completar sua órbita ao redor do Sol”. “Após o encontro, a órbita do asteroide será mais alongada, movendo-se para mais ou menos o meio do caminho entre as órbitas da Terra e de Marte em seu ponto mais distante do Sol. O asteroide vai completar então uma órbita a cada 425 dias.” informou a agencia espacial.

Confira mais informações sobre o astro no site do Portal G1

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.