Brian May, guitarrista do Queen, está colaborando com a NASA
26 de setembro de 2023
O universo do rock sempre surpreendendo! Você talvez não saiba, mas o guitarrista do Queen, Brian May é tem formação como astrofísico e recentemente desempenhou um papel crucial na colaboração com a NASA, que culminou na repatriação bem-sucedida da primeira amostra de material da superfície de um asteroide à Terra.
Nesta domingo (24) uma cápsula contendo uma valiosa amostra coletada de um asteroide, pode ajudar a desvendar os mistérios da formação do nosso Sistema Solar, retornou para o nosso planeta. Brian May, que não esteve presente durante o evento, expressou suas desculpas pela ausência, mas comemorou nas suas redes.
“Resultado extraordinário!!! Dia verdadeiramente histórico!!! A amostra da superfície de um asteroide foi coletada com sucesso e trazida com segurança para a Terra.”
Confira o vídeo divulgado pela NASA.
Welcome home, Frank!
— NASA (@NASA) September 27, 2023
The single longest spaceflight for any of our @NASA_Astronauts comes to a close. Frank Rubio is back on Earth after 371 days. His extended mission to the @Space_Station will help us shape the future of deep space exploration. pic.twitter.com/nR88RA6vqC
De acordo com o O Globo, a sonda espacial OSIRIS-REx retornou à Terra após sete anos desde o seu lançamento, trazendo consigo as preciosas amostras do asteroide Bennu, que fica localizado próximo da Terra.
Conforme relatado pela CNN, Brian May desempenhou um papel vital na criação de imagens estereoscópicas a partir dos dados fornecidos pela sonda espacial. Essas imagens permitiram que Dante Lauretta, líder da missão, e sua equipe identificassem uma área segura para a aterrissagem e coleta da amostra.
Agora, os cientistas estão ansiosos para que a análise dessa amostra forneça respostas sobre a origem do Sistema Solar e os processos que levaram à existência da vida na Terra.
Impressionante, não é mesmo?