Com status internacional, Curitiba receberá a 1ª edição da Feira Sul-Americana de Games
13 de setembro de 2024
Curitiba está prestes a se tornar o epicentro do universo gamer na América do Sul com a realização da 1ª edição da Feira Sul-Americana de Games (FSG), de 6 a 9 de março de 2025, na Ligga Arena, que promete ser um marco no calendário de eventos de tecnologia e entretenimento digital.
Com status internacional, a feira reunirá grandes nomes deste segmento, além de promover espaços para networking, lançamentos exclusivos e competições de eSports, surgindo como uma oportunidade única para a capital paranaense se consolidar como um hub de inovação, conectando talentos locais e internacionais em um ambiente propício para negócios, inovação e novas tecnologias.
Com expectativas de impactar significativamente este mercado no Brasil e na América do Sul, a FSG promete ser um evento inesquecível para todos os amantes de jogos digitais e tecnologia, sendo planejada para ser uma experiência completa para o público do universo digital e também para que todas as famílias possam conhecer e aproveitar os benefícios deste crescente mercado de games, conhecendo e proporcionando acesso à essa cultura digital.
Com expectativa de contar com mais de 50 expositores e atrair mais de 60 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento, a organização projeta para que ela seja uma das maiores e mais relevantes feiras do setor na América do Sul.
Atrações
A programação da FSG será rica em atrações e experiências voltadas tanto para os jogadores como para empresas, profissionais da área e público em geral. Entre as atividades destacadas estarão a Arena Gamer que será o palco de emocionantes torneios de eSports, onde tanto jogadores amadores quanto equipes profissionais poderão competir em um ambiente projetado cuidadosamente para atendê-los com toda a estrutura e tecnologia. O evento também contará com workshops, palestras, painéis e masterclasses, que abordarão temas inovadores como o conceito EdTech, proporcionando uma troca de conhecimentos valiosa para todos os participantes que já fazem parte ou querem se inserir neste meio.
O desenvolvimento de jogos também será um dos focos principais da FSG, com os principais estúdios do Brasil apresentando seus projetos em uma Game Jam. Além disso, a feira contará com a presença de influenciadores digitais, incluindo jogadores, equipes e streamers que alcançam milhões de seguidores, garantindo conexão direta com a comunidade gamer.
Outro destaque será o Business Meeting, onde rodadas de negócios serão promovidas ao longo de todo o evento, oferecendo aos participantes a oportunidade de estabelecer novas parcerias, trocas de experiências e ainda expansão de suas perspectivas no mercado.
Pilares da Feira Sul-Americana de Games
A FSG 2025 está voltada para o Game Entretenimento com foco em lançamentos e tendências de mercado, proporcionando uma imersão nas novas tecnologias e experiências de jogo; Game Negócio com oportunidades para networking entre empreendedores, desenvolvedores e investidores, com rodadas de negócios que prometem abrir novas perspectivas no mercado e Game Educação com inovações na aplicação das tecnologias gamers no ensino e nas práticas profissionais, com workshops, palestras e masterclasses. Além dessas atividades, a feira oferecerá um espaço inclusivo e acessível para todos os visitantes, com suporte especial para pessoas com necessidades especiais.
Dados do setor no mundo e no Brasil
A indústria global de games continua a se expandir, com receitas globais que alcançaram impressionantes US$ 183,9 bilhões em 2023, segundo a consultoria Newzoo. No Brasil, de acordo com a PGB, onde 73,9% da população tem o hábito de jogar jogos eletrônicos, o mercado gerou US$ 251,6 milhões em 2022, consolidando o país como o 3º maior mercado global. Com um número de jogadores que chegou a 102 milhões em 2023 e uma previsão de crescimento para 112 milhões até 2027, o Brasil está no topo das preferências mundiais. Este crescimento é reflexo de um mercado que já supera as indústrias musicais e cinematográficas juntas em termos de receita.
Dentro desse contexto, a região Sul do Brasil se destaca, sendo a segunda maior em desenvolvimento de jogos do país. O Paraná, especificamente, ocupa o 6º lugar entre os estados brasileiros com o maior número de empresas de desenvolvimento de jogos, e Curitiba é a 3ª cidade do país com o maior número de desenvolvedores. Estes dados reforçam a importância da FSG 2025, que se posiciona como um evento estratégico para o avanço e a promoção da indústria de games na América do Sul.