
Brian James, ex-guitarrista do The Damned, morre aos 70 anos na véspera da turnê brasileira
7 de março de 2025
Os fãs de punk rock receberam uma notícia triste na véspera da chegada do The Damned ao Brasil. Brian James, guitarrista original da banda e um dos principais responsáveis por moldar o som do punk britânico nos anos 1970, faleceu nesta quarta-feira (6), aos 70 anos.
A causa da morte não foi revelada, mas, segundo comunicado oficial, James faleceu de forma pacífica, cercado por familiares.
Brian James esteve no The Damned nos primeiros anos e saiu após o segundo disco, “Music For Pleasure” (1977), que não teve o mesmo impacto do álbum de estreia. A banda seguiu em frente, com Captain Sensible assumindo a guitarra e liderando os trabalhos seguintes.
Após deixar o The Damned, James formou o Lords Of The New Church ao lado de Stiv Bators (ex-Dead Boys), apostando em uma sonoridade mais próxima do rock gótico. O grupo lançou três álbuns entre 1982 e 1984.
Ele se reuniu com o The Damned em duas ocasiões: 1988 e 2022, quando participou de uma turnê especial no Reino Unido. Apesar disso, desde sua saída, não voltou a compor para a banda, lançando apenas um obscuro single anos depois.
The Damned no Brasil: shows com um tom de despedida
A atual formação do The Damned conta com três membros originais, Dave Vanian (vocal), Captain Sensible (guitarra) e Rat Scabies (bateria). Além deles, completam o time o baixista Paul Gray (que entrou em 1980) e o tecladista Monty Oxymoron (integrante desde 1996).
A banda que já está no Brasil para uma série de apresentações, agora carregadas de emoção pela perda de Brian James.
07/03 – Cine Joia, São Paulo
08/03 – Allianz Parque, São Paulo
09/03 – Pedreira Paulo Leminski, Curitiba (festival Punk Is Coming)
Ouça “New Rose”, o marco inicial do punk britânico, e relembre a reunião de Brian James com o The Damned em 2022 abaixo.