Eric Clapton, Tom Morello e Nick Manson assinam petição para que cancelamentos de shows de Roger Waters sejam revistos
24 de março de 2023
Vem repercutindo muito nas redes a proibição de Roger Waters de se apresentar na Alemanha, sob acusações de antissemitismo. Artistas e a própria comunidade do país criaram um movimento para que seja revista esta ação e as acusações feitas pelo conselho municipal de Frankfurt.
Com mais de 10 mil assinaturas, a petição conta com nomes importantes do rock, como Eric Clapton, Tom Morello, do Rage Against the Machine e Nick Manson do Pink Floyd.
Petição da Change.org para anular a decisão.
“A crítica de Waters ao tratamento de Israel aos palestinos é parte de sua defesa de longo prazo em nome dos direitos humanos em todo o mundo”, “Os funcionários que difamam Waters estão engajados em uma campanha perigosa que propositalmente combina críticas às políticas ilegais e injustas de Israel com anti-semitismo.” “Funcionários na Alemanha, organizadores de shows e plataformas de música não devem sucumbir à pressão daqueles indivíduos e grupos que preferem ver a música de Waters removida do que se envolver com os problemas que sua música destaca”. diz a descrição ao lado da petição.
A decisão de cancelar a turnê do astro do Pink Floyd, veio no mês de fevereiro, após o conselho municipal considerar as falas do cantor de antissemita e de “comportamento persistente anti-Israel”, após o cantor fazer declarações polêmicas em uma entrevista para uma emissora de rádio britânica.
A assessoria do cantor informou que entrará com uma ação judicial contra a decisão, alegando que a proibição é “inconstitucional”, “sem justificativa” e uma tentativa de “silenciá-lo”.