Paul Di’Anno, Ex-Vocalista do Iron Maiden, Morre aos 66 Anos
21 de outubro de 2024
O mundo do heavy metal se despediu de uma lenda. Paul Di’Anno, conhecido por ser o primeiro vocalista a gravar com o Iron Maiden, faleceu no último sábado (19), aos 66 anos. A notícia foi confirmada pelo selo Conquest Music, deixando os fãs e a comunidade musical de luto.
Di’Anno ganhou notoriedade ao gravar os álbuns icônicos “Iron Maiden” (1980) e “Killers” (1981), marcando o início da trajetória da banda que se tornaria um dos pilares do metal. Ele deixou o grupo em 1981, dando lugar a Bruce Dickinson, e iniciou uma carreira solo com projetos diversos que exploraram diferentes sonoridades.
Seu primeiro projeto pós-Maiden, intitulado Di’Anno, apresentou um som mais comercial, e o nome foi revivido nos anos 2000 com uma banda formada por músicos brasileiros. Ele também fundou o Battlezone, grupo que explorou uma sonoridade mais pesada e teve duas fases de atividade, entre 1985-1989 e novamente em 1998.
Outro projeto marcante na carreira de Di’Anno foi o Killers, cujo álbum “Murder One” (1991) é considerado um de seus trabalhos mais elogiados fora do Iron Maiden. O vocalista também colaborou com outras bandas e projetos, incluindo Gogmagog, Praying Mantis, Scelerata, e Architects Of Chaoz, além de ter excursionado com o Warhorse, grupo formado por músicos croatas.
Nos últimos anos, Paul Di’Anno lutou contra problemas de saúde, principalmente relacionados aos seus membros inferiores, que comprometeram sua mobilidade. Fãs de todo o mundo se mobilizaram para ajudá-lo a obter o tratamento necessário.
A morte de Paul Di’Anno deixa um legado de contribuições fundamentais ao heavy metal, lembrado especialmente por sua voz poderosa nos primeiros anos do Iron Maiden, que ajudou a definir o som da banda e a estabelecer sua reputação global.