Paul Stanley do KISS, lista os 13 guitarristas que influenciaram o seu jeito de tocar

10 de novembro de 2023

Um dos principais guitarristas do mundo Paul Stanley, nosso eterno Kiss, listou os principais nomes que influenciaram e o influenciam até hoje dentro do rock. Em uma reveladora entrevista para a revista Guitar World, Stanley compartilhou seus 13 guitarristas favoritos, cujo impacto ressoa em sua própria carreira musical.

Ao discutir o que ele acredita ser a essência de um grande guitarrista, Stanley não apenas elogiou a destreza técnica, mas também destacou a importância dos guitarristas rítmicos. “Isso não é de forma alguma humilhante para nenhum músico principal, mas é difícil sapatear se você não tem música. Mas sempre esperei elevar e chamar a atenção para a importância de um guitarrista base”, compartilhou o ícone do KISS.

Entre os grandes nomes que moldaram a perspectiva musical de Stanley, destacam-se os falecidos Eddie Van Halen e Randy Rhoads. Embora Stanley tenha reconhecido a genialidade de suas técnicas inovadoras, ele ressaltou que nem sempre foi fã de certas abordagens, como batidas, uso de barras de impacto e outros efeitos. “O que eles fizeram veio de algum lugar. E há um monte de gente que não tem ideia de onde isso veio, e é por isso que você precisa de profundidade. Você precisa ter uma base fora do que está fazendo”, continuou.

A lista dos 13 guitarristas favoritos de Paul Stanley inclui um trio diversificado, cada um conhecido por sua influência única no mundo da música. Desde lendas consagradas até talentos menos reconhecidos, Stanley destacou a importância da profundidade na apreciação da música.

OS GUITARRISTAS FAVORITOS DE PAUL STANLEY

OS TRÊS REIS: BB King, Freddie King e Albert King

“Em termos de rotas, quer as tenha aplicado totalmente, tenho que começar com Albert, Freddie e BB King. Não é uma questão de você imitar os jogadores que o inspiraram; é que você ingere o que eles fazem e deixa que isso se torne parte da referência e do vocabulário. Sempre pensei que se você ouvir apenas um tipo de música, esse tipo de música se tornará incestuoso com o que você está fazendo e você não trará nada de novo ao que está fazendo.

Jimmy Page

“Jimmy Page, para mim, é o guitarrista consumado. Ele é Beethoven. Ele pinta com música de uma forma tão estelar. E eu sei que há muitos guitarristas britânicos sobre os quais falamos e as pessoas dizem: ‘Quem é melhor, esse cara ou aquele cara?’ Bem, vou te dizer uma coisa: só houve um desses jogadores que conseguiu se espalhar e trabalhar fora da ideia como foi inicialmente definido, e esse jogador é Jimmy. Ele não é rock ou metal; ele é a verdadeira música mundial que abrange muito. Seu amor pela música é palpável; ele é um showman incrível e um guitarrista solo e guitarrista consumado.”

Pete Townshend

“Pete Townshend é alguém que claramente prefere, na maior parte do tempo, evitar solos chamativos. Todas as suas músicas são basicamente baseadas em acordes, sejam inversões ou não, são baseadas em acordes. Isso é algo que sempre levei a sério e trabalhei para aplicar em meu próprio jeito de tocar. Ele também é um grande showman e um exemplo fantástico da importância do rítmico, e não do exagero.”

Richie Havens

“Eu o mencionei anteriormente como alguém que eu notei, e é por um bom motivo. Se você quer ser um grande tocador de ritmo, recomendo que assista Richie Havens. Mas você realmente tem que ouvir com atenção e entender o que ele está fazendo porque é incrível. O que Richie Havens foi capaz de fazer com a mão direita foi totalmente insano. Mais uma vez, nunca ouvi nada parecido, mas quando ouvi, causou um grande impacto em mim em termos de como o ritmo poderia ser e deveria soar dentro da estrutura de uma música.”

Steve Marriott – Humble Pie

“Sempre adorei Humble Pie; Steve Marriott foi uma grande parte do motivo. Steve era sem dúvida um guitarrista solo muito respeitável, mas seu ritmo de tocar era superconcreto a ponto de ser literalmente imóvel. Eu vi Steve no Fillmore quando era muito mais jovem, e o que vi teve um efeito indelével em mim como um jovem guitarrista. Humble Pie e a forma de tocar de Steve foram uma grande parte do que eu tinha em mente quando o KISS começou.”

Malcom Young

“Ele veio atrás de mim, mas devo mencionar Malcolm Young. Claro, sabemos que ele é um dos maiores ritmistas de todos os tempos. Se você passou algum tempo ouvindo a música do AC/DC, saberia que, embora Angus seja um vocalista incrível, Malcolm Young é claramente a base que permite a Angus fazer o que ele faz tão bem. Não é totalmente a mesma coisa, e o Kiss é uma banda diferente do AC/DC, mas eu tenho uma mentalidade semelhante. E como eu disse antes, se você entende o que o KISS faz como banda, você pode ouvir isso, especialmente quando tocamos ao vivo.”

Jimi Hendrix

“Claro, há Jimi Hendrix. Vi Hendrix duas vezes com Mitch Mitchell, e foi como assistir algo de outro planeta. Era totalmente indefinível. Menciono Mitch Mitchell porque, no KISS, Eric [Singer] costuma dizer que me segue e me observa em busca de mudanças. A relação entre um ritmista e um baterista é significativa, tão significativa quanto a bateria e o baixo. Aprendi isso desde cedo. Ver Jimi foi muito inspirador para mim.”

Neil Young

“Outro, talvez menos óbvio que outros, seria Neil Young. Como músico acústico, Neil é simplesmente fantástico. Na verdade, prefiro seu toque acústico ao elétrico, mas isso é apenas uma questão de gosto. Neil Young tem muita sutileza em seu ritmo e acordes. E sua escolha é simplesmente fantástica. Ele é um guitarrista realmente excelente, com muitas nuances pelas quais sempre fui atraído. Mas isso não quer dizer que ele não seja um grande músico elétrico; é só para dizer que prefiro mais o que Neil faz acusticamente.”

Paul Kossoff – Free

“Lembro-me da primeira vez que ouvi Paul Kossoff porque foi extremamente significativo. Eu estava no carro e dirigindo, mas não tinha carteira de motorista há muito tempo. Mas quando liguei o rádio e ouvi Paul Kossoff tocando All Right Now [do Free] , tive que parar e recuperar o fôlego. Seu domínio dos acordes enganava no que parecia que ele estava fazendo versus o que ele realmente estava fazendo. E o solo era mais sobre o que ele não tocou do que sobre o que ele tocou. Vou assumir isso no solo mais poderoso ou supostamente requintado.”

Lindsey Buckingham Fleetwood Mac

“Não acredito que quase esqueci Lindsey, mas quero dizer, meu Deus, o cara faz o impossível. Mas o que é realmente ótimo em sua forma de tocar é que é uma espécie de híbrido da escolha de Travis e um estilo folk muito tradicional que ele realmente criou sozinho. O que Lindsey Buckingham faz é atemporal e genuinamente inconfundível, e tornou aqueles álbuns clássicos do Fleetwood Mac muito especiais. Eu realmente nunca ouvi nada parecido ou alguém tocar do jeito que ele toca.”

Nancy Wilson

“Nancy é uma ótima guitarrista. E deixe-me apenas dizer que odeio a ideia de as pessoas dizerem: ‘Oh, bem, ela é boa para uma mulher’. Por que as pessoas têm que dizer isso? Dizer isso nega completamente o que se segue, não importa o que você diga. Você pode seguir com ‘Ela é tão boa’, mas perde todo o significado e impacto. Então, Nancy é ótima, ponto final. Sem eliminatórias. Essa mulher é uma tocadora de ritmo fantástica e, novamente, outra dedilhadora. Isso por si só me inspira porque sempre fui atraído por jogadores adeptos de algo enraizado em fundamentos e princípios básicos.”

Referencia: Loudwire

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