Ele sempre disse que só pararia quando as apresentações fossem prejudicadas. O que aconteceu na turnê europeia para ele cumprir a própria regra?
Crédito da Foto: Reprodução/YouTube
Ian Hill anunciou nesta sexta-feira (9) que se aposenta, aos 74 anos, e deixa o Judas Priest como o único integrante presente em todas as formações da banda desde 1970. No comunicado publicado nas redes do grupo, o baixista citou problemas de saúde e disse que deixa os palcos de vez.
O ponto de ruptura veio na turnê europeia. Em Bruxelas, pouco antes do bis, Hill rompeu um tendão no ombro esquerdo e não conseguiu mais levantar o braço até a altura do braço do baixo. Dois dias depois, em Londres, Davey Rimmer, do Uriah Heep e do Elegant Weapons, assumiu o lugar dele. O Priest já tinha pedido a Rimmer que aprendesse o repertório, por precaução, porque Hill duvidava de que fecharia a turnê.
A causa de fundo é uma artrite que o baixista enfrenta há alguns anos e que hoje, em estágio avançado, atinge o ombro esquerdo e a mão direita. Os especialistas que ele consultou não garantem que o braço recupere força para um show completo.
Em 2024, numa entrevista à Rock FM, Hill havia dito onde ficava a linha.
A hora de pensar em aposentadoria é quando o nível das suas apresentações começa a cair e você não está se saindo muito bem.
No comunicado, ele contou que sempre respondeu à pergunta sobre quanto tempo continuaria com “até que minhas apresentações sejam prejudicadas”. Em seguida escreveu: “Odeio dizer isso, mas esse momento chegou”.
O último show de Hill com o Priest foi em 18 de setembro, em Forest, na Bélgica. As linhas de baixo do novo álbum da banda ele já havia gravado. Rimmer segue no posto, e o grupo só volta à estrada em junho do ano que vem.
Hill escreveu que passará os anos que lhe restam compensando os 57 em que negligenciou a vida familiar, “antes que um deles tenha que me empurrar por aí em uma cadeira de rodas”.
Confira também:
Thom Yorke diz que a turnê do Radiohead o levou a um colapso
Top 10: os maiores sucessos que músicos dedicaram para os filhos




