Serj Tankian Critica Imagine Dragons por Show no Azerbaijão: “Zero Respeito por Esses Caras”
19 de junho de 2024
Serj Tankian, vocalista da banda System Of A Down, expressou duras críticas ao Imagine Dragons por ignorar seu conselho de cancelar um show no Azerbaijão. Em uma recente entrevista à revista Metal Hammer, Tankian declarou: “Zero respeito por esses caras”, referindo-se à apresentação da banda na capital do país, Baku, em setembro de 2023.
Tankian considera que a performance do Imagine Dragons no Azerbaijão equivalia a um endosso ao presidente autoritário Ilham Aliyev. Cerca de um mês antes do show, Tankian escreveu uma carta à banda, aconselhando-os a cancelar o concerto no Estádio Olímpico de Baku. Ele argumentou que prosseguir com o show “ajudaria a maquiar a imagem do regime ditatorial, além de causar um impacto negativo em sua marca”.
Durante a entrevista, Tankian deixou claro que não pretende ser um árbitro sobre onde as bandas devem tocar, mas destacou que este era um caso de desrespeito a uma crise humanitária. “F*da-se a arte deles, eles não são bons seres humanos, pelo que percebi”, afirmou o vocalista, referindo-se à atual situação no Azerbaijão, onde acredita-se que o governo esteja praticando genocídio contra a etnia armênia na região de Nagorno-Karabakh.
A postura de Tankian é compartilhada por outras figuras notáveis da música, como Brian Eno, Thurston Moore e Roger Waters, que também se manifestaram contra a realização do show do Imagine Dragons no Azerbaijão. No entanto, o grupo optou por não atender aos apelos, mantendo sua política de manter questões políticas e religiosas fora de suas apresentações musicais.
Tankian, que possui raízes armênias e é um ativista vocal sobre questões relacionadas à Armênia e Nagorno-Karabakh, acredita que bandas com sucesso global têm a responsabilidade de considerar o contexto político e humanitário dos locais onde se apresentam. “Como artistas com uma plataforma tão ampla, é essencial que pensemos no impacto de nossas ações e no que estamos endossando ao nos apresentarmos em certos lugares”, concluiu o vocalista.